Aço inoxidável enferruja?
Existem muitas dúvidas se de fato o aço inox enferruja?
De certa forma a resposta é “sim”, já que esse tipo de metal pode sofrer algum tipo de corrosão. Porém, apenas sob o contato abundante de água ou algum outro tipo de agente agressivo. De qualquer maneira, a possibilidade do material ser comprometido é bem pequena.
Isso acontece devido os componentes da estrutura do Inox. O aço inox é constituído por uma combinação entre cromo e ferro. Essa mistura resiste com mais intensidade a ação de agentes corrosivos. Contudo, não impede totalmente que o material sofra algum tipo de desgaste com o tempo.
oxidação, corrosão ou ferrugem?
O processo de “ferrugem” passa por três níveis de desgaste que são definidos como oxidação, corrosão e somente então a ferrugem.
A oxidação de uma superfície metálica acontece, geralmente, quando o metal está desprotegido – sem pintura ou apresentando riscos ou amassados por impacto –, e tem contato direto com o ar, vapor d’água ou água.
A corrosão é a segunda fase do processo de degradação do metal, a partir da oxidação. Nessa etapa, ocorre um maior desprendimento do metal, que fica cada vez mais exposto aos danos causados pelo contato com a atmosfera.
Com a oxidação e a corrosão, os metais ferrosos começam a gerar o hidróxido de ferro, uma camada avermelhada conhecida como ferrugem.
Qual o aço mais resistente a ferrugem?
Agora que você sabe que o inox pode sim enferrujar, mesmo que seja difícil de acontecer, saiba qual o tipo de aço mais resistente: o 304.
O Inox 304 tem sua composição mais reforçada. Existem poucas incidências de corrosão intercristalina para esse tipo de material. Não é por acaso, que o aço 304 é usado excessivamente na construção civil, como em fachadas e acabamentos.
E por isso que a HP Racing usa o Aço INOX 304 na fabricação dos seus produtos.
Mas se inox “não enferruja”, o que são essas manchas que apareceram na minha ponteira:
Simples, essas manchas nada mais são do que sujeira e ou óleo que entraram em contato com a ponteira enquanto ela estava quente.
CURIOSIDADE! Notou como essas manchas são identificas à de um FOGÃO INOX?
Simples, pois a receita é EXATAMENTE a mesma: Óleo / Sujeira + Alta temperatura = INOX Manchado!
Então qual é a solução ?
Em resumo, polimento!
Exemplo de Massa Coral Nº2
Para retirar essa sujeira, basta seguir os passos que estão descritos em nosso manual de boas práticas, que em resumo são: Lavara o local, e polir com massa de polir nº 2 , base SOLVENTE!
Exemplo de Politriz
Dependendo do estado e tempo que a sujeira ficou impregnada, certamente terá de usar uma politriz e empenhar um pouco mais de tempo ⏳ e esforço 💪🏼 para retirar todas as manchas.
😡 Fiz tudo isso e as manchas não saíram!!! 🤬
Se mesmo após os procedimentos, as manchas persistem, temos obrigatoriamente apenas duas possibilidades:
- A massa de polir não era base SOLVENTE;
- O polimento foi inadequado, por tempo e intensidade inferior ao necessário.
Para informações mais detalhadas, acesse nossa página de boas práticas e cuidados: https://hpracing.com.br/manuais/
Ainda tem dúvidas?
Veja essas aulas sobre oxidação em Aço Inoxidável.
2 minutinhos com uma explicação simplificada.
11 Min. com aula completa com Doutor em Materiais pela USP.